O Projeto Evo Turismo é uma excursão pedagógica feita por alunos, professores e coordenadores para uma determinada região do Nordeste.  O "Tour do conhecimento" leva o estudante a conhecer não apenas a outras regiões, mas descobrir maneiras de viver e se relacionar.

A importância do projeto está na capacidade de integrar conhecimentos de diversas áreas, o que facilita a formação integral do aluno. Esta viagem possibilita a observação das condições físicas e humanas do local visitado, ajuda a identificar o modo de interação homem x natureza e suas relações sócio-econômicas e ainda conscientiza o estudante para as conseqüências das alterações ambientais.

Acompanhados por professores de áreas diferentes, os estudantes pesquisam, fotografam e fazer relatórios sobre as riquezas históricas e geográficas das regiões visitadas. Esta metodologia desenvolve a consciência crítica dos estudantes através da observação, análise e intervenção na situação.