PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - Apresentação

Em pleno século XXI, os problemas e dificuldades do sistema educativo se apresentam, ainda, muito acentuados e sabemos que, a despeito de todos os estudos desenvolvidos e propostas apresentadas, ainda vamos encontrar grandes desafios e obstáculos a superar.

Um dos maiores desafios que cabe ao sistema educativo é, sem dúvida, construir uma sociedade que se fundamente na igualdade para todos.

Nesse aspecto, para enfrentar esse desafio, o Colégio Evolução conta com uma base muito sólida, construída nos seus 31 anos de história de educação, que é a sua perspectiva cristã de educar para o amor, a justiça e a solidariedade.

Formar jovens competentes que enfrentem com segurança os novos modelos econômicos e sociais, respeitando a cidadania e comprometidos com a transformação da sociedade, e o alvo desta Proposta.

Objetivos Geral

Promover uma educação que possibilite a participação nos processos sociais, incentivando a busca de informações para resolução de problemas.

Oferecer um conhecimento contextualizado que possibilite a observação dos fetos do cotidiano, posicionando-se criticamente com relação ao seu papel na sociedade.

Assegurar a educação integral, através de atividades artísticas, desportivas e culturais.

Fortalecer os valores éticos e morais necessários à convivência harmoniosa.

Cultivar os principais cristãos do respeito, da justiça, da solidariedade e do amor ao próximo. Intensificar ações que fortaleçam a integração família-escola.

Objetivos por nível de Ensino

Com base no que determina a Lei 9.349/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e na Resolução CEE 188/98, os objetivos, por nível de ensino, do Colégio Evolução, são os seguintes:

Planejamento

Deve ser organizado da forma a subsidiar os professores das fundamentações necessárias para sua participação ativa no processo.

No momento de mudanças é necessário que todos participem no processo de reestruturação do ensino e façam uma adequação em busca do melhor método de ensino-aprendizagem. E só é possível lograr êxito nesta etapa se todos estiverem comprometidos com a missão da Instituição.

Planos de Ensino

Os planos de ensino deverão ser elaborados buscando fortalecer a prática da interdisciplinaridade e da contextualização.

Na sua elaboração dever-se-á responder a três questões básicas sobre suas finalidades e forma: por quê? para quê? como?

Projetos Específicos

Paralelamente às atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidos projetos que auxiliem o trabalho docente e administrativo na Instituição.

Sem perder a idéia de unidade institucional, esses projetos deverão atender as peculiaridades de cada nível de ensino, visando primordialmente:

O fortalecimento dos laços família-escola;

A promoção de atividades artísticas, desportivas, culturais religiosas;

A participação em projetos filantrópicos.